Rubina Leal destaca necessidade de formações no âmbito da Segurança Social

Carolina Hermano

Há uma necessidade de ter pessoas com formação específica, no âmbito da Segurança Social, apontou a secretária regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais, Rubina Leal.

A governante esteve presente, esta manhã, na sessão de encerramento do curso de Cuidador de Idosos, que decorreu no auditório do Instituto de Emprego da Madeira (IEM).

«Temos a necessidade de ter pessoas com formação adequada, que consigam identificar alguns problemas das pessoas na terceira idade, mas que sobretudo saibam cuidar», sublinhou a secretária regional.
Esta formação de 150 horas, realizada em parceria com a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro, destinou-se a 16 desempregados inscritos no IEM, que a partir de agora farão parte de uma bolsa de cuidadores informais.
«Nós identificamos os desempregados tendo em conta as suas qualificações, que muitas vezes são baixas», frisou Rubina Leal, acrescentando que o objetivo é aumentar as competências destes indivíduos.
«Apostamos no “saber fazer”. Nós sabemos o que é que o mercado local nos pede e, neste sentido, aumentamos as competências dos nossos desempregados», referiu. Por este motivo, têm sido feitas formações em áreas como a jardinagem, a informática e a língua estrangeira, nomeadamente o inglês.
Sobre a necessidade de realizar estes cursos, a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, explicou: «Nós queremos, sobretudo, ter pessoas habilitadas para que sempre que surja alguma oferta de trabalho, tenham a capacidade de ser enquadradas».