Escola do Estreito de Câmara de Lobos recolheu mais de uma tonelada de equipamentos elétricos

Redação

A Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos conseguiu ultrapassar uma tonelada de equipamentos recolhidos no âmbito da 8ª edição do programa Escola Eletrão.

A 8ª edição da campanha Electrão envolveu mais de 350 escolas em todo o País, incluindo escolas da Madeira e dos Açores, e permitiu recolher mais de 125 toneladas de equipamentos eléctricos, pilhas e baterias usados.

Na Madeira foram recolhidos no total 1.771 mil quilos de resíduos elétricos e eletrónicos, pilhas e baterias.

Esta 8ª edição vai atribuir às escolas que participaram, e que recolheram equipamentos eléctricos e pilhas e baterias usados, prémios que permitirão melhorar as condições da escola.

Entre os prémios estão microscópios, impressoras, computadores, videoprojectores e tablets.

Numa edição que contou com muitas novidades e que foi concluída já durante o período de confinamento, com a grande maioria das escolas encerradas, os resultados obtidos superaram as expectativas e reforçam a importância da sensibilização para a separação de resíduos junto dos mais jovens.

Entre as novidades desta edição estava o Quiz Electrão, um jogo digital, inovador e pedagógico, que permitiu envolver os alunos num debate sobre temas essenciais como reciclagem, valorização de resíduos, recursos naturais e prevenção de incêndios.

O quiz registou também uma grande adesão e participação por parte das escolas, tendo sido jogados um total de 6251 jogos de tabuleiro e travadas 3059 batalhas, uma modalidade que permitia criar competições entre os alunos da turma ou mesmo da escola. A pontuação de cada escola no Quiz contribuiu também para a atribuição dos prémios finais.

Além do Quiz, foi também distribuído pelas escolas o livro "Electrão? Conheço bem, muito obrigado!". Destinado aos alunos do 2º ciclo, o livro fala sobre a importância da separação dos resíduos, da sua reciclagem e sobre o impacto que temos no ambiente, através de uma leitura divertida, com actividades e desafios.

A atribuição dos prémios foi efetuada com base num sistema de pontos, para os quais contou a quantidade de resíduos recolhida pela escola, e a pontuação obtida no Quiz. Além dos equipamentos, as escolas irão também receber um valor proporcional à quantidade de resíduos recolhida – 50 euros por cada mil quilogramas de equipamentos eléctricos e electrónicos usados e 75 por cada mil quilogramas de pilhas entregues – o que significa que no total serão distribuídos mais de 10.000 euros em prémios.