'Action Day’ junta jovens no dia 11 de julho em Câmara de Lobos

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Juventude, participa, sábado, 11 de julho, pelas 16 horas, na campanha ‘Desconfinar Jovem – A Tua Causa’, uma iniciativa da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).

Esta campanha pretende sensibilizar os jovens para o combate responsável à covid-19. Nesse sentido, a sua linha de ação incidirá em três vertentes: a divulgação, através das organizações de juventude e jovens participantes, de material informativo, com o objetivo de contribuir para que as associações sejam espaços seguros e que os jovens se tornem agentes ativos de saúde pública; a disseminação, nas plataformas digitais, de slogans e de vídeos com mensagens de dicas práticas; a criação, no plano físico, de brigadas de jovens que irão distribuir material de proteção e sensibilizar os seus pares para a segurança e a responsabilidade conscientes.

Para que esta campanha tenha sucesso, no dia 11 de julho, as brigadas jovens (compostas por grupos de 5 a 8 jovens) serão mobilizadas num ‘Action Day’, através de ações essencialmente de praia.

Esta atividade decorrerá em todo o território continental e nas ilhas, mediante a distribuição de material de proteção e informação sobre comportamentos que minimizem o risco de contágio da Covid-19 na população jovem.

Na Região Autónoma da Madeira, o ‘Action Day’ terá lugar na Praia do Vigário, em Câmara de Lobos, e contará com a presença do diretor Regional de Juventude, João Rodrigues.

A associação juvenil que dá rosto a esta campanha na Madeira é uma associação juvenil local – Teatro Metaphora - Associação de Amigos das Artes.

A Campanha ‘Desconfinar Jovem – A tua causa’, surge no âmbito do projeto ‘Liga-te’, da Federação Nacional, com o apoio da Presidência da República, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e as Federações Distritais e Regionais de Associações Juvenis.