PS: "Investimento público das autarquias não pode ser travado por bloqueios políticos"

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista da Madeira (PS-Madeira), promoveu, esta manhã, nos Canhas, uma conferência de imprensa para reiterar que o investimento público das autarquias não deve ser impedido, nem bloqueado, mas sim, pelo contrário, apoiado, sobretudo pelo Governo Regional.

O deputado Paulo Cafôfo, porta-voz do grupo, falou à comunicação social, na Levada do Poiso, local onde a Câmara Municipal da Ponta de Sol pretende levar avante a construção de uma estrada, como forma de melhorar a acessibilidade da freguesia dos Canhas. A autarquia procurou financiamento, através de um empréstimo, para realização desta obra, a par de outras duas que são fundamentais para o futuro da Ponta de Sol", mas, aponta que "infelizmente, a Assembleia Municipal e o PSD votaram contra estas obras"

Paulo Cafôfo, que estava acompanhado pela presidente da autarquia, Célia Pessegueiro, refere mesmo que "há aqui um bloqueio político claro, em que o PSD procura não deixar fazer uma obra que foi prometida, precisamente, pelo PSD, há muitos anos".

Paulo Cafôfo lembrou ainda que o PS tem defendido, na Assembleia Legislativa da Madeira, através do seu grupo parlamentar, a celebração de contratos-programa, explicando que os mesmos são importantes instrumentos financeiros para que o Governo Regional possa apoiar as Autarquias, dinamizando a economia local nos projetos de grande interesse.

"Ora, até à data, o Governo Regional não tem aprovado qualquer contrato-programa com as autarquias que não são da cor política do PSD", frisou.

Paulo Cafôfo diz mesmo: "se PSD local não apoia nesta empreitada, esperemos que o PSD no Governo Regional possa fazê-lo, e possa ajudar com um contrato-programa".

"Até porque o presidente do Governo Regional, enquanto presidente da Câmara Municipal do Funchal, por exemplo, recebeu durante os seus mandados 70 milhões de euros de contratos-programa do Governo Regional à data", recordou.

Paulo Cafôfo conclui, referindo que "estou certo, que tanto o grupo parlamentar do PS, como a Câmara Municipal da Ponta de Sol irão desenvolver todos os esforços para que estas empreitadas sejam uma realidade".

A presidente da Câmara Municipal da Ponta de Sol, Célia Pessegueiro, aproveitou o momento para destacar o apoio que o Grupo Parlamentar do PS-Madeira vem fazendo juntos das autarquias que não têm tido qualquer atenção por parte do Governo Regional.

Célia Pessegueiro reforça assim que "não vamos desistir deste projeto", referindo ainda que, neste momento são "as pessoas que nos pedem que não se desista destas obras".

A autarca aponta ainda contradições à oposição, referindo que "a verdade é que até o próprio PSD diz não estar contra estes projetos, mas na realidade acabou por votar contra aquilo que poderia viabilizar estas obras"