Obras para o novo cabo submarino congestiona trânsito na Estrada Monumental

Devido à realização das obras, em terra, do novo cabo submarino de fibra ótica, a EEM/EMACOM está a construir uma vala entre a Praia Formosa e a estação terrestre do Amparo, situação que tem vindo a congestionar o trânsito naquela zona.

"Esta vala, que se encontra, neste momento, em execução, tem afetado a circulação num troço da Estrada Monumental, prevendo-se, no entanto, a conclusão destes trabalhos até ao final da semana", refere uma nota da vice-presidência.

Face aos transtornos causados, a Empresa de Eletricidade da Madeira apela, deste modo, à compreensão de todos, e em particular, à dos condutores, lembrando que "esta é uma obra vital para o desenvolvimento económico e social da Região".

A nova ligação em cabo submarino que ligará a Madeira ao continente Português, através do cabo internacional Ellalink que interliga a Europa à América do Sul, deverá estar em serviço em Abril de 2021.

Este cabo internacional, sendo de última geração, permitirá que a Madeira disponha, nos próximos 25 anos, de uma capacidade de interligação com o mundo superior a 40 vezes mais do que as necessidades atuais, ficando a Região preparada para o novo paradigma da sociedade que é a digitalização e a conetividade.