Miguel Albuquerque congratula Tolentino de Mendonça pelo Prémio Europeu Helena Vaz da Silva

Redação

O presidente do Governo Regional da Madeira congratulou esta manhã, através de uma publicação feita das redes sociais, o Cardeal Tolentino de Mendonça pela distinção com o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural.

"Uma honra testemunhar o trabalho deste nosso conterrâneo, que todos os dias eleva o nome da Igreja, da Cultura e, também, da nossa terra. Bem haja!", escreveu Miguel Albuquerque na publicação.

Recorde-se que o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural foi instituído em 2013 pelo Centro Nacional de Cultura (CNC) em cooperação com a Europa Nostra, a principal organização europeia de defesa do património representada em Portugal pelo CNC, e com o Clube Português de Imprensa.

O Júri do Prémio, presidido por Maria Calado, presidente do Centro Nacional de Cultura, é composto por especialistas independentes nos campos da Cultura, do Património e da Comunicação de vários países europeus: Francisco Pinto Balsemão, presidente do Conselho de Administração do Grupo Impresa (Portugal), Guilherme d’Oliveira Martins, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), Irina Subotić, vice-presidente da Europa Nostra (Sérvia), João David Nunes, membro da Direção do Clube Português de Imprensa (Portugal), Marianne Roald Ytterdal, membro do júri dos Prémios Europa Nostra, categoria Serviço Dedicado (Noruega), e Piet Jaspaert, vice-presidente da Europa Nostra (Bélgica).