Navio da Marinha NRP Auriga inicia comissão na Região

A Região Autónoma da Madeira irá receber esta quinta-feira, dia 6 de julho, o Navio da Marinha “NRP Auriga” para uma comissão na Zona Marítima da Madeira, onde permanecerá até final de agosto.

Durante a missão, o navio irá realizar várias atividades onde se destaca a manutenção da boia “ODAS” e fundeamento de três correntómetros acústicos nas Ilhas Selvagens, a realização de um estudo geomorfológico e de caraterização do substrato marinho para colocação de um cabo elétrico entre as ilhas da Madeira e de Porto Santo e a campanha de colheita de dados da coluna de água e sedimentos com a colaboração do Observatório Oceânico da Madeira (OOM).

O NRP Autiga é comandado pelo primeiro-tenente Pedro Vitorino, é uma lancha hidrográfica que foi desenhada no Gabinete de Estudos da Direção Geral de Material Naval e construída no Arsenal do Alfeite, tendo sido aumentada ao efetivo dos Navios da Armada em março em 1988. Pelas suas capacidades e caraterísticas, a Auriga tem viabilizado um conjunto de atividades de serviço público na promoção do desenvolvimento científico, tecnológico, social, económico e ambiental do País.