Câmara de Lobos entregou 100 computadores, 204 tablets e 68 routers

Tendo em vista ainda o apoio às escolas do Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclos) e Secundário, o Município adquiriu 100 Portáteis, 203 Tablets e 68 Routers Banda Larga Móvel para acesso à internet, para os alunos com maiores dificuldades económicas e a quem os respetivos estabelecimentos de ensino ainda não tinham conseguido dar resposta.

Além disso, a Câmara Municipal aderiu, recentemente, à iniciativa do Novo Banco Crowdfunding, destinada à angariação de donativos para aquisição de material informático para as crianças com necessidades especiais e/ou com dificuldades de aprendizagem, acompanhados no âmbito do projeto Passo a Passo. Foram também cedidos à Escola Secundária 19 computadores doados por empresas regionais no âmbito da campanha de solidariedade lançada pela autarquia.

A cerimónia de entrega decorreu hoje no Salão Nobre do Município, com a presença do executivo, delegada escolar, em representação das Escolas do 1º Ciclo, e presidentes de Conselho Executivo das escolas dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário do concelho.

Sónia Pereira, vice-presidente da Câmara com o pelouro da Educação, refere que “este apoio será complementar àquele que as Escolas já estão a dar aos alunos, em articulação com a Secretaria Regional da Educação, e que, de acordo com as competências municipais, a prioridade será colmatar as lacunas existentes a nível do 1.º Ciclo.”

Em relação ao 2.º e 3.º Ciclos e Secundário, as Escolas têm, até à data, vindo a responder as situações, cedendo alguns equipamentos e os computadores cedidos pela Autarquia serão para aqueles casos em que ainda não tinha sido possível a Escola dar uma resposta, nomeadamente, alunos do secundário, que estão a preparar-se para exames nacionais e alunos a frequentar cursos profissionais, cursos de educação e formação (CEFs)

No total são quase 400 equipamentos, que irão colmatar as necessidades da comunidade escolar do Concelho.

Em relação aos 18 computadores doados por entidades públicas e privadas, no âmbito da Campanha de Solidariedade COVID-19 "Estudo em Casa", que foram direcionados para o apoio aos alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos), com 1.º escalão de Ação Social Escolar (ASE), sem acesso a equipamentos. O Município agradeceu publicamente às seguintes entidades e cidadãos doadores:

- ACIN GOV, Micromade, ECCAM, Cooperativa Agrícola do Funchal, Hotel Pestana Casino Park, Casa do Povo de Câmara de Lobos, MCC, e ainda, às cidadãs Tatiana Silva e Miquelina Encarnação e Sr. José Manuel Batista.