Madeira sob Aviso Amarelo devido às altas temperaturas

O aviso é para tempo quente e seco que se vai fazer sentir entre o dia 23 e 25 maio. A partir de dia 23, sábado, e até dia 30, o arquipélago da Madeira estará sob influência de uma corrente de leste, que transporta um ar quente e seco do norte de África.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou um Aviso Amarelo que abrange todo a Madeira - Costa Norte, Costa Sul e Regiões Montanhosas - devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. O aviso entra em vigor às 10 horas do dia 23 e prolonga-se até às 00 horas do dias 25.

A temperatura máxima deverá atingir valores entre 24 e 29ºC e a temperatura mínima deverá variar entre 16 e 20ºC, estando os valores previstos acima do normal para o mês de maio. Estes valores serão acompanhados por humidade relativa baixa, em especial acima de 200/300 metros de altitude.

Nas regiões montanhosas, o vento soprará moderado a forte (30 a 45 km/h) com rumos predominantes de nordeste e leste, por vezes com rajadas até 70 km/h. Nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, o vento será por vezes forte (até 40 km/h).