Santa Cruz adota medidas de apoio aos comerciantes da restauração

Filipe Sousa anunciou à vereação, na reunião camarária de hoje, que vai prolongar até 30 de setembro, a isenção do pagamento de rendas em todos os espaços concessionados pelo Município de Santa Cruz.

Paralelamente, será aprovado um regime excecional, ao abrigo das medidas covid-19 de Apoio às Empresas, que permitirá o alargamento até um máximo de 100% o espaço das esplanadas, permitindo o distanciamento social e uma maior segurança aos clientes.

Neste regime excecional podem os operadores que atualmente estão impedidos de ter esplanadas (por via de regulamento municipal) solicitar a aprovação da atribuição excecional de esplanadas.

O autarca explicou que esta medidas pretendem ser um incentivo e um apoio que tem por objetivo minimizar o forte impacto que a pandemia da Covid-19 está a ter a nível social e económico, nomeadamente em muitos operadores ligados ao comércio, restauração e turismo.

Na reunião foi ainda aprovada a abertura de uma conta bancária que pretende ser um mecanismo de transparência relativamente aos donativos que algumas pessoas fizeram no sentido de ajudar pessoas e famílias em dificuldade nestes tempos de pandemia. Filipe Sousa sublinhou que um empresário do concelho, que quer manter o anonimato, doou 10 mil euros quando soube que existem crianças no concelho com necessidades alimentares e que a Secretaria da Educação não iria abrir as cantinas. "Como a Câmara vai adquirir cabazes para ajudar, o empresário quis juntar-se a este esforço de forma solidária. Destaque também para um particular, que apesar de estar hospitalizado, disponibilizou um donativo de 100 euros para ajudar quem precisa", lê-se num comunicado da Câmara.

O autarca destacou ainda a "boa vontade e sensibilidade social" destas pessoas e garantiu que a autarquia "fará o melhor uso destes donativos em prol de quem mais precisa". De acordo com a autarquia, a abertura da conta visa garantir "toda a transparência" destes e de eventuais futuros donativos.

Na reunião de hoje foi ainda aprovado um voto de louvor pelo regresso da Associação Desportiva da Camacha ao Campeonato de Portugal, em futebol.

O voto, apresentado pelo vereador Jaime Silva, destaca que AD Camacha tem sido um exemplo de referência ao serviço do desporto no Concelho e na Região e tem tido sempre uma envolvência de relevo na comunidade camachense a vários níveis.