Campanha poluição zero no mar da Madeira conta com 19 embarcações de pesca do Caniçal

Lusa

Dezanove embarcações de pesca do Caniçal, no concelho de Machico, aderiram ao programa “Há mar e mar, há ir e limpar”, integrado na estratégia implementada pelo Governo da Madeira, disse hoje a secretária do Ambiente e Recursos Naturais do arquipélago.

“O sucesso da nossa estratégia de Combate à Poluição do Mar da Região Autónoma da Madeira (MaRAM), que é poluição zero no mar da Região, só é atingida com o envolvimento de toda a comunidade, ou seja, ter aliados quer em terra e no mar” declarou Susana Prada.

A governante falava no porto do Caniçal, numa iniciativa destinada a entregar “contentores para separação de resíduos a bordo e as bandeiras que vão no fundo marcar a adesão das embarcações a este projeto”, explicou.

A responsável apontou que “aderiram 19 embarcações, o que é muito bom para um primeiro ano”, salientando que esta campanha de sensibilização ambiental “destina-se aos pescadores do Caniçal, nomeadamente aos atuneiros”.

O projeto “Há mar e mar, há ir e limpar”, criado no âmbito da estratégia do MaRAM, lançada em 2015 pelo executivo madeirense, tem como objetivo “envolver os pescadores nos cuidados a ter para evitar a poluição marinha e preservar a qualidade do ambiente marinho”.