Proteção Civil estreia hoje serviço de avisos SMS à população
O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) assinou um protocolo cooperação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), um parceiro estratégico em todo o processo, e que ontem estreou o serviço SMS no Continente.
O SRPC vai lançar hoje um novo serviço de aviso por Short Message Service (SMS) à população da RAM, num projeto que envolveu as três operadoras de telecomunicações móveis, a ANACOM e ainda a ANEPC.
Quem tiver um telemóvel vai passar a receber a partir de agora mensagens, a começar já durante esta sexta-feira, sempre que o SRPC decida enviar um aviso numa situação de acidentes graves, desastres naturais, catástrofes ou de situações de exceção, tal como a que vivemos atualmente.
O projeto já estava a ser trabalhado há vários meses e não tem nada a ver com a atual situação, tratando-se de uma inovação na área dos avisos e da informação à população, até agora só disponíveis no site oficial e na app do SRPC.
O conteúdo dos SMS será sempre da responsabilidade do SRPC, que de forma eletrónica será reenviado pelos operadores de comunicações móveis aos seus clientes residentes na RAM, o que permite que se abranja uma parte muito significativa da população.
O sistema de avisos por SMS ainda tem a particularidade de avisar somente a população de um concelho ou a de todos em conjunto. Segundo apurou o JM, o projeto na Região foi liderado por José Dias, presidente do SRPC, que assim volta a modernizar a comunicação do serviço de proteção civil, que coordena e orienta a segurança e socorro de toda a população da RAM.
O SRPC vai testar estas mensagens escritas de aviso durante o dia de hoje e, futuramente, os portadores de telemóveis vão receber juntamente com o aviso uma opção onde podem solicitar a recusa em receber este tipo de mensagem.
RELACIONADOS