Porto Santo cancela festas de São João

“Infelizmente, somos forçados a cancelar as festas de São João devido à pandemia de Covid-19”, a afirmação é de Idalino Vasconcelos, presidente da Câmara do Porto Santo.

A Câmara Municipal do Porto Santo decidiu, hoje, cancelar a edição de 2020 as Festas do Concelho, adiando para 2021 as marchas de São João, face às recentes posições assumidas pelo Governo e dado o estado de emergência, que proíbe todas as iniciativas que impliquem ou possam implicar concentração de pessoas, no momento em que assistimos à rápida disseminação do COVID-19.

“É com imensa tristeza, que o Município anuncia, desde modo, o cancelamento da nossa maior tradição, as nossas Festas do Concelho, mais conhecidas como as Festas de S. João, que ao longo dos tempos, se assumiram como maior cartaz turístico da ilha, que representam essencialmente as tradições mais genuínas de um povo com uma cultura muito própria”, escreve a autarquia em comunicado.

“Esta decisão tem a ver com a forte concentração de pessoas que marca as nossas Festas de São João, que é fortemente incompatível e desaconselhável com a sua realização, mesmo tendo em conta os diversos cenários traçados pela DGS, que aponta para um pico do contágio para as próximas semanas. Contudo, a Câmara Municipal decidiu, por força deste cancelamento, reforçar já em 2020, a dotação de apoio social, para fazer face às contingências atuais, bem como reforçar substancialmente o Protocolo de Cooperação com a Junta de Freguesia, no sentido de lhe conferir mais meios financeiros. Neste momento, o apelo que podemos fazer é o seguinte: quando tudo isto passar, a ilha do Porto Santo vai continuar a esperar por si. Vamos estar melhores do que nunca para vos receber”, acrescenta ainda o referido comunicado.