Transporte público de passageiros passa a realizar-se sempre com o horário de domingo

JM

A partir do próximo sábado, dia 28 de março, o transporte público de passageiros passa a realizar-se, em todos os dias da semana, com os itinerários e horários relativos ao dia de domingo.

Isso mesmo comunicou a Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres (DRETT), em articulação com todos os operadores de Transporte Público Rodoviário de Passageiros (Horários do Funchal, Companhia dos Carros de São Gonçalo, Empresa de Automóveis do Caniço, SAM e Rodoeste).

As medidas de confinamento social impostas pelo estado de emergência têm contribuído para a redução significativa do número de passageiros transportados. Trata-se, assim, de um ajustamento necessário que permitirá assegurar uma reserva de motoristas para necessidades futuras, garantido a continuidade da prestação do serviço público de transporte de passageiros na Região.

Reconhecendo a existência de passageiros que se mantêm a trabalhar, diariamente, todas os operadores assegurarão os reforços que se revelem necessários, nas horas de maior afluência, de forma a cobrir a procura pendular entre o domicílio e o local de trabalho.

No caso da Empresa de Automóveis do Caniço, poderão existir ajustamentos adicionais de itinerários e horários, pelo que a DRETT aconselha os passageiros a contactar as respetivas empresas de transporte público através de email ou telefone.

Esta alteração de carreiras e horários, apesar de provisória, manter-se-á enquanto as circunstâncias de combate ao Covid-19 se justificarem. Assim como se mantém a obrigação da redução da lotação a um terço da capacidade de cada autocarro.

A DRETT apela, uma vez mais, a todos os cidadãos, para que adotem uma postura responsável e que, enquanto vigorar o estado de emergência, apenas se desloquem de transporte público caso seja estritamente necessário.