Região
Última hora: António Costa - Parecer favorável ao decreto do Presidente da República
O primeiro-ministro acaba de confirmar o parecer favorável ao Estado de Emergência.
"A democracia não será suspensa", disse, garantindo que a sociedade continuará aberta e cidadãos continuarão livres, sendo responsáveis por si e pelos outros.
"A declaração não pode desresponsabilizar o notável civismo que os portugueses têm dado", disse.
A cadeia de bens essenciais continuará.
Amanhã, o Conselho de Ministros apreciará as medidas a tomar, se a Asembleia da República aprovar hoje a declaração. Se for aprovada, entra imediatamente em vigor.
Numa sociedade democrática, é fundamental que os governos continuem a agir, de acordo com as orientações da ciência.
O conteúdo do decreto será apresentado hoje pelo Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa falará ao país às 20h00.
Se o decreto for aprovado pela Assembleia da República, o Governo da República cumprirá, pondo em execução medidas "ajustadas e proporcionais".
António Costa voltou a insistir que a pandemia durará "meses", pelo que é preciso que os bens essenciais conrtinuem a ser produzidos, distribuídos e comercializados.
O chefe do governo referiu é importante que o país não pare.