Jorge Carvalho quer escolas a desenvolver os seus próprios projetos

Susy Lobato

O secretário regional da Educação pediu hoje aos professores que tomem iniciativa de desenvolver novos projetos dentro da própria escola.

«Queremos que cada escola, em função do seu contexto, procure responder da melhor forma às competências que essa mesma população deve efetivamente possuir», disse Jorge Carvalho, dirigindo-se a uma plateia numerosa que hoje assistiu ao seminário subordinado ao tema “Das Realidades Regionais ao Enquadramento Nacional”, organizado por esta secretaria em parceria com o Conselho Nacional de Educação.

Foi no Colégio dos Jesuítas, onde decorreu o encontro, que Jorge Carvalho frisou a importância da medida agora implementada pela sua Secretaria. «Acreditamos que os projetos de escola têm de ter um processo de continuidade e é por isso que para o próximo ano letivo decidimos que as escolas podem recrutar diretamente 15% do seu corpo docente», disse, considerando que essa medida «vai permitir que as escolas, de forma tranquila, possam organizar aquilo que são os seus projetos específicos e, acima de tudo, assegurar a sua continuidade».