Funchal já marca 28,6 graus e calor deverá manter-se até esta terça-feira

A temperatura do ar no Funchal já marca os 28,6 graus celsius, um valor que já ultrapassa as previsões do IPMA para esta segunda-feira e que deverá maner-se

Recorde-se que a costa sul da Madeira está hoje sob uma massa de ar quente, seca e acompanhada de poeiras do Saara, no Norte de África, podendo afetar a operacionalidade do aeroporto caso a visibilidade seja inferior a cinco quilómetros.

De acordo com o responsável pela delegação regional do IPMA na Madeira, até ao momento a visibilidade continua nos 5km e não é possível prever se esta irá diminuir ou não ao longo desta segunda-feira. O período mais crítico será no final desta tarde.

Segundo Vítor Prior, a partir desta terça-feira de Carnaval continuará o calor mas haverá uma redução de temperatura e a poeira ocorrerá com menos intensidade.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a costa sul da Madeira sob aviso amarelo para tempo quente até às 21h00 de hoje.

Ontem, domingo, foi registada a temperatura máxima diária mais alta até agora alcançada no mês de fevereiro - 27,7 graus.

Os maiores valores que tinham sido registados no passado no mês de fevereiro foram em 2004 (27 graus) e em 1949 (26,6 graus).

Segundo o IPMA, as previsões meteorológicas para a Madeira são de vento moderado a forte (20 a 40 quilómetros/hora) do quadrante leste, soprando forte (40 a 50 quilómetros/hora) nas terras altas e por vezes com rajadas até 70 quilómetros/hora, tornando-se fraco a moderado (10 a 30 quilómetros/hora) a partir da tarde.

No que diz respeito ao estado do mar, na costa norte as ondas serão de nordeste com dois a 2,5 metros, passando a ondas de noroeste com 1,5 a dois metros, e na costa sul as ondas serão de sueste com um a 1,5 metros. A temperatura da água do mar será de 19 graus centígrados.