Semana das Mulheres 2020 no Funchal contará com a Embaixadora da Suécia em Portugal

Redação

A Câmara Municipal do Funchal dinamiza, entre os dias 2 e 8 de março, a Semana das Mulheres 2020, por forma a comemorar o Dia Internacional da Mulher, que se assinala justamente a 8 de março.

A abertura do evento está marcada para segunda-feira, dia 2, pelas 15h, no átrio dos Paços do Concelho, com a inauguração de uma exposição itinerante do Governo da Suécia que virá pela primeira vez a Portugal, denominada "Mundo Igualitário do ponto de vista do género - Um tributo a quem luta pelos direitos das mulheres".

A embaixadora da Suécia em Portugal, Helena Pilsas Ahlin, estará presente na ocasião e participará também numa conversa no Salão Nobre da Câmara Municipal (15h30), com a representante da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Isabel Rosinha, e a Conselheira Municipal para a Igualdade, Guida Vieira.

Para a vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro da Igualdade de Género no Funchal, “este continua a ser um dia manifestamente simbólico e que importa relevar.

Segundo Madalena Nunes, esta semana de atividades conta com o patrocínio da Embaixada da Suécia, com uma exposição itinerante que chega pela primeira vez a Portugal e que constitui um tributo às pessoas que, em diversas partes do mundo, têm lutado pelos direitos das mulheres.

O programa vai incluir, igualmente, atividades diárias com públicos infantil, juvenil e sénior, sendo ainda de destacar, no dia 4 de março (15h30), a Tertúlia "Em 2020 ainda existem papéis de género?", no Salão Nobre da CMF; no dia 6 de março (18h), o lançamento do livro "Feminismo e Igualdade", na Biblioteca Municipal do Funchal; e no dia 8 de março (18h), a projeção do filme "Mulheres do Meu País", de Raquel Freire, no Teatro Municipal Baltazar Dias, cujo bilhete terá um custo de 3 euros.

“Convidamos a população a que adira às muitas atividades disponíveis e desta forma seremos capazes de dar cada vez mais a visibilidade merecida a estas questões”, concluiu Madalena Nunes.