VII Encontro de Educação a 18 de março em Santa Cruz

Carla Ribeiro

O VII Encontro de Educação de Santa Cruz, agendado para a quarta-feira 18 de março, vai decorrer no hotel Vila Galé.

Segundo a organizadora da iniciativa, Filipa Gomes, tudo começou, há sete anos, com 40 a 50 inscritos, sendo que, no ano passado, estiveram presentes no encontro cerca de 400 pessoas. ‘O Saber e o Brincar’ é o tema deste VII Encontro que decorre durante todo o dia e que conta com vários oradores.

Carlos Neto, professor da Faculdade de Motricidade Humana-Universidade de Lisboa (de manhã) e Luzia Lima-Rodrigues, professora da Escola Superior de Educação de Setúbal e da Universidade Lusófona de Lisboa (à tarde) são os oradores de maior destaque num vasto programa, cuja sessão de abertura contará com o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, e com o diretor regional de Educação, Marco Gomes, em representação do secretário regional de Educação. A abertura está agendada para as 9h30, no hotel Vila Galé.

O primeiro painel, moderado por Márcia Silva, educadora da EB1/PE da Assomada, é subordinado ao tema ‘Brincar e ser ativo: a formação de pequenos pesquisadores”. E é aqui que o autor de livros como ‘Jogos e desenvolvimento da criança’, ‘Motricidade e jogo na infância’, ‘Tópicos em desenvolvimento na infância e adolescência’ e ‘Brincar em Cascais’ vai usar da palavra. Carlos Neto foi membro do Conselho Coordenador do Instituto de Apoio à Criança, tendo participação na criação e coordenação do grupo de Atividade Lúdica. Entre vários outros cargos que ocupa, o convidado é representante português na ‘International Play Association’.

Depois do intervalo, terá lugar um segundo painel moderado por Ana Raquel Teixeira, psicopedagoga dos Cuidados de Saúde Primários. Neste painel, o tema principal versará a aventura de ser criança, com a intervenção de dois oradores: António Antunes, professor da Faculdade de Ciências Sociais (Universidade da Madeira) e Mónica Nóbrega, neuropsicóloga do Serviço Regional de Saúde da Madeira (SESARAM).

Já na parte da tarde, um terceiro painel, moderado por Agostinho Silva, diretor do JM, terá como tema ‘Recreio vivo’. Maurília Cró e Sofia Henriques, ambas técnicas superiores da Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia serão as oradoras.

A terminar a sessão de trabalhos, Luzia Lima-Rodrigues, pedagoga com especialização em Psicodrama Pedagógico e em Psicopedagogia. Tem uma vasta experiência na dinamização de pequenos e grandes grupos, com a utilização de métodos ativos e expressivos para promover a sensibilização, a interação, a aprendizagem e/ou a reflexão. É membro do Centro de Formação da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e dá formação em várias escolas do País, inclusive na Madeira. Esta oradora é também autora/organizadora de vários livros, sendo exemplos o ‘Ações Educativas: vivências com psicodrama na prática pedagógica’, ‘O Tao da Educação: a filosofia oriental na escola ocidental’.

O VII Encontro de Educação encerra com a presença da vereadora da CMSC, com o pelouro de educação, Élia Ascensão, e a presidente da Assembleia Municipal, Júlia Caré.

Promover diálogo e partilha de perspetivas

Élia Ascensão, vereadora com o pelouro da Educação na Autarquia de Santa Cruz, explica que esta é uma organização anual da responsabilidade da Câmara Municipal, que tem por objetivo divulgar trabalhos efetuados no concelho, no âmbito educativo e ainda promover espaço para diálogo e partilha de perspetivas, ideias e projetos sobre os temas escolhidos anualmente.

No entender da vereadora, o encontro é uma oportunidade para reunir uma classe profissional deveras importante para o Município. Refere ainda, que o tema deste ano é dedicado a toda a comunidade escolar, nomeadamente encarregados de educação, técnicos auxiliares de educação, educadores e docentes.