SESARAM assinala Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, E.P.E) assinala o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, comemorado hoje, no sentido de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos enfermeiros que cuidam em ambiente perioperatório.

"The Art of Perioperative Nursing" é o mote das comemorações deste ano do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório e dinamizado pela Associação Europeia dos Enfermeiros Perioperatórios (AESOP).

Este ano, para assinalar a data, os vários serviços do País são desafiados a exprimirem, de forma artística, a essência da enfermagem perioperatória. A equipa de enfermagem perioperatória do Serviço de Saúde da RAM aceitou o desafio através da criação de um vídeo que apresenta a sua atividade.

No SESARAM são cerca de 100 os enfermeiros perioperatórios que prestam cuidados diferenciados, humanizados e de qualidade, 24 horas/dia, ao utente em situação de saúde/doença ao longo do ciclo de vida.

O enfermeiro perioperatório é o profissional de saúde com conhecimentos e competências específicas para cuidar a pessoa no bloco operatório, mantendo a sua estabilidade, segurança e bem-estar, antes, durante e após a cirurgia. No SESARAM, as suas funções são desempenhadas em segurança na área do bloco operatório e no espaço da Cirurgia de Ambulatório.

O Dia do Enfermeiro Perioperatório celebra-se, em toda a Europa, no sentido de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos enfermeiros que cuidam em ambiente perioperatório, além de sensibilizar a sociedade para os riscos de uma cirurgia e envolver as pessoas na sua própria segurança.