2.ª edição do concurso regional ‘Poliempreende’ arranca a 17 de fevereiro na UMa

A Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira (ESTG-UMa) dá início esta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, à 2.ª edição do concurso regional 'Poliempreende'.

A sessão de abertura da edição 2020 está agendada para as 14h30, na Sala do Senado, no piso – 2 do Campus da Penteada, e contará com as intervenções da vice-Reitora da UMa, Elsa Fernandes, e do pró-Reitor e presidente da ESTG-UMa, João Prudente.

O programa compreende também a apresentação de ‘Madeira Sports Agency’, projeto vencedor Regional da edição do ano passado, pelo Investigador João Noite, e ainda ‘FN Hotelaria: Um caso de sucesso organizacional e de internacionalização empresarial’, por João Abel de Freitas, presidente do Conselho de Administração da FN-Hotelaria.

O objetivo é proporcionar o diálogo entre gerações distintas. Por um lado, o entusiasmo e as dúvidas, de um jovem empreendedor. Por outro lado, a experiência e o sucesso, de uma liderança com 37 anos.

O ‘Poliempreende’ é a maior rede no panorama do empreendedorismo nacional no ensino superior politécnico.

Esta rede foi concebida com o objetivo de promover a cultura empreendedora, motivando o desenvolvimento da criatividade e a incubação de ideias inovadoras, valorizando o conhecimento gerado junto de todos os que participam no concurso de ideias e planos de negócios. A missão é promover o desenvolvimento de competências empreendedoras de vocação empresarial.

Podem concorrer a esta iniciativa todos os estudantes da UMa, desde que integrem na sua equipa pelo menos um estudante ou professor das Escolas Politécnicas da UMa, respetivamente: Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Tecnologias e Gestão.

O Concurso ‘Poliempreende’ engloba uma fase regional e uma fase nacional. A nível regional, o ESTG-UMa, promove um conjunto de iniciativas (oficinas de empreendedorismo e de elaboração do plano negócios/marketing) que culminam com o concurso regional, a 28 de maio.

O projeto vencedor fica habilitado a um prémio monetário, no valor de 2.000 €, e a concorrer a nível nacional com os vencedores apurados nos restantes parceiros da rede.

A coordenação nacional do ‘Poliempreende’ é rotativa, estando esta edição, a décima sétima, a cargo da ESTG-UMa.

A data da realização do concurso nacional foi fixada de 2 a 9 de setembro de 2020.