Junta de São Martinho reforça apoio ao ensino superior

Este ano a Junta de São Martinho voltou a dinamizar um programa de ajuda aos estudantes da freguesia que frequentam o ensino superior. Este programa disponibiliza um total de 17.500 euros para auxiliar financeiramente as famílias com menores recursos económicos, apoiando os estudantes nas despesas inerentes à frequência no ensino superior e que contempla também um apoio na aquisição de viagens aos alunos que estudam em estabelecimentos localizados fora da região.

Comparativamente ao último ano são mais 16% de incremento no valor disponibilizado às famílias. Após análise às 95 candidaturas apresentadas e de acordo com o regulamento em vigor, foram contemplados 31 alunos da Freguesia de São Martinho.

Para o presidente da Junta este programa é visto como “preponderante na estratégia social delineada para a freguesia, não só do ponto de vista da ajuda financeira mas porque dá às famílias com maiores dificuldades as mesmas hipóteses que qualquer outra família, principalmente no que diz respeito à formação dos filhos”. Duarte Caldeira Ferreira refere ainda que “é com este tipo de iniciativas que se constrói um futuro mais competente para a população jovem de São Martinho e é também nessa direcção que devem estar direccionados os órgãos de Poder Local, não só no presente mas olhando um pouco mais à frente”.

Em São Martinho, o esforço financeiro disponibilizado pela Junta de Freguesia na área da educação está expresso nas diversas iniciativas que constam do programa do executivo e que visam apoiar quer os estudantes quer os estabelecimentos de ensino.

O presidente de São Martinho recorda que “no arranque do ano lectivo 2019-2020, a Junta de Freguesia voltou a disponibilizar apoio na aquisição de material escolar para os estudantes do pré-escolar e ensino obrigatório, tendo já sido acordado com as direcções das escolas o apoio que será concedido para a realização das diversas actividades agendadas para este ano, assim como a colocação de mais quadros interactivos, uma ferramenta que permitirá actualizar os equipamentos disponíveis nas salas de aula”.