“CMF é o único município do país com um departamento de ciência”, lembra autarca

Sofia Lacerda

“A Câmara Municipal do Funchal é o único município do país com um departamento de ciência”, lembrou, esta tarde, o presidente Miguel Silva Gouveia, na cerimónia de abertura do XV Colóquio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira.

Por esse motivo, o autarca disse que entendem que o mesmo “merece o investimento que temos vindo a fazer, já que a ciência, enquanto instrumento que nos ajuda a conhecer melhor o meio que nos envolve, é aplicável a todas as áreas de atuação.”

“Enquanto cidade educadora, o Funchal tem dado passos sólidos e procurado em todas as suas intervenções incluir algo de pedagógico e promover a literacia científica e educativa. Seja na Estação de Biologia Marinha, com investigação, no Parque Ecológico, através da pedagogia de conceitos ou no Museu de História Natural, nas suas visitas guiadas”, realçou.

No seu discurso, Miguel Silva Gouveia lançou o repto aos investigadores para que “coloquem a sua ciência ao serviço da comunidade e das entidades públicas, já que todas as ações e decisões devem estar fundamentadas em dados comprovados pela ciência”.

“Do município do Funchal podem contar com o compromisso para que, em conjunto, seja colocado em prática o que de melhor for para a sociedade”, assegurou.