Sara Cerdas em Missão de Observação eleitoral no Peru

No próximo dia 26 de janeiro, decorrem as eleições legislativas no Per para o efeito entre os dias 23 a 29 de janeiro, a eurodeputada Sara Cerdas estará no Peru em Missão de Observação eleitoral, levada a cabo pelo Parlamento Europeu.

Esta missão tem como objetivo assegurar uma observação e análise dos diferentes aspetos inerentes ao processo eleitoral, no sentido de garantir a sua normalidade e transparência. Esta é uma ferramenta utilizada pela União Europeia para o apoio à democracia, ao Estado de direito e aos direitos humanos.

Pela primeira vez na história do Peru, foi solicitada a dissolução do Parlamento para que fossem realizadas novas eleições. Martín Vizcarra é, desde março de 2018, o Presidente da República do Peru, tendo assumido a presidência após a renuncia do anterior presidente que havia ganho as eleições em 2016, Pedro Pablo Kuczynski, devido a polémicas de fraude fiscal e corrupção.

Nestas eleições, participam mais de 20 candidatos representados por diferentes partidos e movimentos independentes. Os peruanos irão eleger 130 congressistas, que terão um mandato de apenas 1 ano, dado que em 2021 haverá eleições para o Governo e para o Congresso.