Humberto Vasconcelos: 2019 foi o segundo melhor ano de produção de banana

Alberto Pita

Humberto Vasconcelos, secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, disse hoje que a Madeira produziu 21.500 toneladas de banana na Madeira em 2019, o que constitui "o segundo melhor ano de sempre ao nível da produção".

"Relativamente ao setor da banana, elevo o trabalho desenvolvido pela empresa pública junto dos bananicultores ao longo destes anos. Como exemplo dessde efetivo trabalho é preciso vincar que tivemos o ano passado o segundo melhor ano de sempre ao nível da produção, chegando às 21.500 toneladas e que registámos um aumento muito acentuado de banana extra, na ordem dos 74%", afirmou, na intervenção que marcou o início do debate do setor na Assembleia Legislativa da Madeira, no âmbito do ORAM2020.

Humberto Vasconcelos destacou ainda que no decurso deste ano ficará concluída a construção do Centro de Investigação e Experimentação da Banana da Madeira, o qual visa garantir e promover a pesquisa e experências científicas, oferecer apoio técnico e formação contínua aos agricultores e produtores, bem como dar a conhecer a base cultural e histórica.

Entre os projetos para este ano, o secretário regional destacou a beneficiação e construção de um conjunto de acessibilidades agrícolas, a atenuação dos custos de produção, o apoio às casas do povo, a valorização dos produtos regionais e o desempenho do PRODERAM, que já terá 95% das verbas comprometidas.

O governante disse, por outro ladom que o apoio às bordadeiras será reforçado - mas não quantificou o valor do reforço - e que os apoios às casas do povo (2,1 milhões de euros) serão para manter.