Câmara de Lobos recupera caminho pedonal agrícola entre o Calvário e Garachico
O executivo municipal de Câmara de Lobos visitou o caminho pedonal agrícola entre o Calvário e o Garachico, que foi alvo de uma obra, da responsabilidade da autarquia, que serve, "com melhores condições de segurança, moradores e um elevado número de explorações vinícolas da zona", refere a edilidade em comunicado.
"As intervenções nos acessos pedonais do concelho têm sido essenciais para melhorar as condições de segurança de acesso, a terrenos agrícolas e a moradias, de um número elevado de munícipes, muitos deles idosos, que não residem à beira de estrada", explica.
A intervenção no caminho pedonal agrícola entre o Calvário e o Garachico, ao longo de uma extensão de 1000 metros, serve uma zona marcada por parcelas de produção vinícola. Foi uma obra executada pela Câmara Municipal de Câmara Lobos, sendo considerada pela autarquia como "mais um exemplo da articulação existente entre o município Câmara-lobense e as juntas de freguesia, na prossecução das melhorias das condições de mobilidade e acesso a terrenos agrícolas e habitações, num concelho onde a produção agrícola tem um peso económico e social significativo, e cerca de 30% da população não reside à beira de estrada". Segundo a mesma nota, este caminho vem também "potenciar a criação de um roteiro turístico pedonal circular, com ligação á levada do Norte, onde a paisagem humanizada dos vinhedos do Estreito de Câmara de Lobos são forte elemento de atração."
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos já aplicou, com o apoio do PRODERAM cerca de 772.615,00€ na recuperação, construção e requalificação de veredas e caminhos de pendor agrícola, no conjunto das 5 freguesias do concelho.
Durante a visita, o presidente da autarquia Pedro Coelho elogiou o trabalho desenvolvido pelas juntas do concelho, a nível da intervenção em veredas e acesso pedonais que têm, segundo o mesmo “resultado em melhorias significativas das condições efetivas da qualidade de vida das populações". "Não interessa se a obra apresentada é executada pela Câmara ou pelas Juntas. Em Câmara de Lobos, desde o início da governação que trabalhamos em estreita articulação e colaboração entre instituições. O importante é servir os interesses da população”, referiu ainda.