Margarida Pocinho fala sobre igualdade de género no Conservatório

Margarida Pocinho, docente da Universidade da Madeira, é a convidada do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira para a próxima edição do ‘À conversa com...’, no dia 20 de janeiro, onde irá falar sobre a ‘(Des)igualdade de género: mulheres, carreira e liderança’, apresentando o livro ‘Faça acontecer – Lean in: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar’, de Sheryl Sandberg.

"Portugal progrediu na questão da igualdade de género, nos últimos anos, mas continua a estar entre os piores países da União Europeia. É no tempo que as mulheres ocupam com as tarefas domésticas e a cuidar da família, bem como em cargos em órgãos de poder, que Portugal está pior classificado", refere nota do Conservatório enviada à redação.

Mais informa que nesta atividade, integrada no plano de atividades do Serviço Educativo da Biblioteca das Artes do Conservatório e realizada em parceria com o Serviço de Psicologia e Orientação, haverá a apresentação do livro ‘Faça acontecer – Lean in: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar’, de Sheryl Sandberg, mote para iniciar posteriormente uma conversa com o público que terá a ‘(Des)igualdade de género: mulheres, carreira e liderança’ como tema principal. Tendo como ponto de partida a sua própria experiência e uma extensa investigação – que aborda também o cenário português –, inspirada na autora norte-americana Sheryl Sandberg, Margarida Pocinho pretende inspirar as mulheres a derrubar os obstáculos que as impedem de receberem o mesmo tratamento e oportunidades profissionais que os homens, encorajando-as a não baixarem os braços e oferecendo-lhes conselhos sobre a conciliação família-carreira.

Margarida Pocinho é doutorada em Psicologia da Educação e docente de Psicologia na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira.

O Serviço Educativo organiza, pelo terceiro ano consecutivo, esta atividade, que visa convidar personalidades a apresentarem uma reflexão a partir da leitura de um livro que tenham escrito ou lido. Embora a igualdade de género seja uma temática do interesse dos alunos, esta sessão não será apenas para este público-alvo, estando aberta a toda a comunidade educativa e demais interessados. Decorrerá no próximo dia 20 de janeiro, pelas 9h30, no Salão Nobre do Conservatório, com entrada livre.