41 escolas recebem certificados de qualidade pelo projeto "Natação 1.º Ciclo do Ensino Básico"

Redação

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, vai estar presente amanhã, sexta-feira, na cerimónia de entrega dos 41 certificados de qualidade FPNCQ19 pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), no âmbito do projeto "Natação 1.º Ciclo do Ensino Básico".

No ano letivo 2018/19, o projeto "Natação 1.º Ciclo do Ensino Básico" envolveu um total de 2496 alunos, orientados pelos respetivos professores de Expressão e Educação Físico-Motora (EEFM), coadjuvados por nove docentes especialistas na natação.

De acordo com nota enviada à imprensa pelo gabinete do secretário, "o processo de certificação técnico-pedagógica das escolas de natação cumpre metodologias de análise definidas pelo departamento técnico da FPN, que visam a melhoria contínua, bem como a implementação de boas práticas, no sentido de otimizar o processo de ensino-aprendizagem. A EEFM, enquanto componente obrigatória do currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integra a natação como uma das modalidades facultativas do programa. Desde o ano letivo 2004/2005 até à presente data, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção de Serviços do Desporto Escolar (DSDE), aposta e investe na implementação de aulas de natação para os alunos deste ciclo de ensino, ministradas ao longo do ano letivo, uma vez por semana, com a duração de 60 minutos, no bloco de Enriquecimento Curricular", pode ler-se na nota informativa.