Capitania alerta para agitação marítima forte que pode provocar ondas de sete metros e meio

Alberto Pita

A Capitania do Porto do Funchal emitiu hoje um novo aviso de agitação marítima forte para a Madeira, prevendo que as ondas possam atingir os sete metros e meio na costa norte.

Numa nota enviada à comunicação social, a Capitania informa ter recebido do Instituto Português do Mar e da Atmosfera a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima até às 18h00 de amanhã para o Arquipélago da Madeira.

A referida previsão aponta para que haja vento de noroeste fresco a muito fresco, por vezes, forte, sendo de quadrante oeste no início do período, mas aumentando para forte a muito forte a partir do final da noite.

A visibilidade será moderada a fraca, por vezes, má, tornando-se gradualmente boa a moderada a partir do final da noite.

A ondulação na costa norte terá ondas de noroeste de três a quatro metros e meio, aumentando para seis a sete metros e meio ao longo do período.

Na costa sul a ondulação será de sudoeste de um a dois metros, aumentando gradualmente para dois a quatro metros.

A deterioração das condições climatéricas que vem acontecendo este fim de semana leva a Capitania do Porto do Funchal a recomendar que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo, tal como já havia pedido no aviso emitido ontem.