Mil internamentos e mil tratamentos oncológicos por ano na Pediatria do Funchal

Carla Ribeiro

O Serviço de Pediatria do hospital dr. Nélio Mendonça tem cerca de mil internamentos por ano e um milhar de tratamentos na área da oncologia. Números que em nada orgulham o secretário regional da Saúde mas que demonstram a capacidade de resposta que tem vindo a ser dada no acompanhamento dos mais jovens.

Estes números foram adiantados esta manhã, por Pedro Ramos, na cerimónia de entrega de dois televisores LCD e duas playstation 4 ao referido serviço. Uma enfermeira daquele serviço fez um apelo que desencadeou a oferta destes equipamentos assim como de alguns jogos.

O secretário regional da Saúde esteve na entrega dos equipamentos por parte da FNAC, a Empresa de Cervejas da Madeira, a RJP e Paulo Freitas, que tornam o Natal de 2019 mais feliz para as crianças que passam pelo serviço de Pediatria. Pedro Ramos explicou que as ofertas vêm humanizar ainda mais as relações que o serviço procura estabelecer entre os seus profissionais e os utentes de menor idade que, infelizmente, têm de permanecer algum tempo no hospital. “Estamos com capacidade para dar a resposta que a nossa população exige, quando o infortúnio toca”, afirmou. O Serviço de Pediatria está preenchido. No caso da cirurgia pediátrica, fazemos meio milhar por ano e temos mais de dois mil consultas",adiantou ainda o governante madeirense. O secretário regional da Saúde afirmou ainda que foram 2.600 consultas feitas na cirurgia pediátrica e mais de 17 mil ao nível da pediatria em geral.