Grupo Sousa estreia hoje 'novo' porta-contentores

Edna Baptista, em Lisboa

O Rebecca S chega hoje ao Caniçal. O JM conheceu o navio em Lisboa e ouviu os elogios do comandante à aposta do Grupo Sousa. A bordo, há dois oficiais madeirenses: o chefe de máquinas Alexandre Bettencourt e a imediato Ana Melim, a única mulher a bordo.

No cais da Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa, a manhã caiu calma, mas brilhante e soalheira, sendo já alguns os que andam de um lado para o outro nos seus afazeres matinais nos barcos e navios que neste terminal estão atracados. Como alguns diriam, está um bom dia para as embarcações se fazerem ao mar, ou, neste caso, para partirem do rio Tejo para outros destinos. No entanto, desta vez, a viagem foi do JM até ao Rebecca S, ao qual subimos a bordo para conhecer este que é o novo porta-contentores do Grupo Sousa, que chega hoje ao porto do Caniçal.

Percorrendo o longo terminal, eis que se avista o navio, construído em 2007, atracado numa das pontas do cais. Chegados ‘à sua porta’, subimos umas escadas estreitas e damos de caras com um longo convés vermelho, ainda à espera das cargas que transportou esta semana para a Região. Continuando a caminhada e subindo mais uns tantos degraus, chegamos à ponte, uma sala em que os botões e controlos são muitos e de onde podemos desfrutar de uma paisagem privilegiada, quer sobre o navio, quer sobre o cais, quer ainda sobre Lisboa.

Saiba mais na edição impressa de hoje do JM.