Empresa de Eletricidade esclarece falhas de energia no Porto Santo

A Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) esclareceu hoje que as falhas no fornecimento de energia elétrica no Porto Santo, ocorridas nesta quarta-feira, se deveram aos trabalhos de modernização da Central Térmica da ilha.

Através de uma nota endereçada às redações, a EEM explica que “tem em curso a execução de um projeto de modernização na Central Térmica da ilha do Porto Santo, visando a adaptação para a sua integração no sistema elétrico inteligente (Smart Fossil Free Island), já implementado na ilha”.

“É um projeto de elevado nível de complexidade, por se tratar de uma instalação crítica, enquanto central única em exploração que assegura o abastecimento da ilha, sendo a execução da total responsabilidade do empreiteiro Siemens”, pode ler-se ainda.

“A intervenção em curso diz respeito apenas à componente de automação, comando e controlo e aos equipamentos da subestação da central”, prossegue o comunicado, esclarecendo que “no seguimento desses trabalhos e, por facto imprevisível, ocorreram perturbações no normal fornecimento de energia, com algumas interrupções, a partir das 18h10, ficando a reposição totalmente concluída e normalizada às 21h58”.