Miguel Albuquerque visita amanhã a 2ª fase das obras de construção da via expresso na Fajã da Ovelha

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, dia 28 de novembro de 2019, pelas 10h00, as obras em curso de construção da ‘Via Expresso Fajã da Ovelha – Ponta do Pargo – 2.ª Fase’”, entre o sítio do Amparo e o centro da Ponta do Pargo.

Esta empreitada permitirá a conclusão da ligação da Estrada Regional 101, entre a Raposeira e a Ponta do Pargo.

O traçado apresenta um perfil transversal tipo com nove metros na secção corrente a céu aberto, 9,60 metros nas secções em túnel e de 11,9 metros nos tabuleiros das obras de arte (viadutos e pontes).

O troço final, entre o Amparo e o centro da freguesia da Ponta do Pargo, compreende a execução de dois viadutos com extensão de 173 e 160 metros sobre o Ribeiro Velho e sobre a Ribeira da Fajã Pequena, respetivamente, para além de uma passagem superior, com extensão de 40 metros, para o restabelecimento da Rua da Lombadinha, e de uma passagem inferior agrícola, para o restabelecimento da Rua do Salão de Cima.

Fazem ainda parte da obra trabalhos de escavação e contenção de taludes e a construção de duas rotundas que permitem a ligação à ER 222 (Antiga ER 101).

Serão também executados trabalhos de drenagem, pavimentação, sinalização, instalação dos equipamentos de iluminação, segurança e de integração paisagística, numa extensão aproximada de 1.500 metros.

O troço final da Via Expresso entre o Amparo e o centro da freguesia da Ponta do Pargo irá representar um investimento de 9,3 milhões de euros por parte do Governo Regional da Madeira.

Recorde-se que já está em utilização o troço entre a Raposeira e o Amparo, que tem uma extensão de cerca de 4.700 metros. Esta ligação representou um investimento de 25,4 milhões de euros do Governo Regional da Madeira.