Investigador madeirense participa em encontro ‘Ocean Week’ em Cabo Verde

Rui Caldeira, investigador do Observatório Oceânico da Madeira (OOM) e membro do Conselho de Administração da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) participará na 2ª Edição do Encontro Ocean Week, em Cabo Verde, entre 25 e 29 de novembro de 2019.

O evento reúne representantes de entidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para discutir tópicos atuais, tais como a ‘Governação e Monitorização dos Oceanos’, a ‘Economia Azul’, os ‘Desafios futuros para as Ciências do Mar’ e a ‘Segurança Marítima’.

No âmbito destes tópicos, serão organizados vários painéis de discussão. Rui Caldeira participará no painel sobre o ‘Desenvolvimento Tecnológico’, enquadrado no âmbito dos Desafios para as Ciências do Mar.

Cabo Verde opera um Observatório Oceânico com o Helmholtz Centre for Ocean Research Kiel (GEOMAR), em Mindelo, na ilha de São Vicente. Entre laboratórios, equipamento oceanográfico e de pesca, o Observatório Oceânico de Cabo Verde (OOCV) ostenta um navio de investigação (RV Islândia), com capacidade para embarcar 9 cientistas. O arquipélago possui também um Observatório Atmosférico inserido no roteiro da Organização Mundial de Meteorologia (WMO).