Lombada recebeu professores ao abrigo do programa Erasmus

A Escola Básica do 1º ciclo com pré escolar da Lombada, Ponta do Sol, voltou a receber, no passado fim de semana, professores na Ação Chave 1 ao abrigo do Programa Erasmus, desta vez oriunda da Letónia.

Tiveram a oportunidade de visitar a escola e o laboratório de aprendizagem da mesma onde receberam formação na realidade aumentada.

"O curso da responsabilidade da 21Knowledge.pt foi concebido para fornecer ferramentas para preparar os professores europeus para um futuro que acontece hoje", refere comunicado. Os temas e atividades de treino tiveram em conta as principais competências para estudantes do século 21. O idioma usado durante o curso foi o Inglês e o mesmo foi dinamizado pela docente da escola, Rosa Luisa Gaspar.

"O curso teve como objetivos a promoção do debate sobre competências-chave para os cidadãos do século XXI; a experimentação e desenvolvimento de novas práticas de aprendizagem e métodos de ensino; a promoção e a inovação educacional ; o desenvolvimento de metodologias, estratégias, técnicas e recursos para um ensino diferenciado; a criação de efeitos de spin-off como o desenvolvimento curricular e colaboração em pesquisa; a promoção interdisciplinar através do STEAM".

"Tudo o acima referido, recorrendo ao uso da robótica e à realidade aumentada e para tal tendo sido utilizadas diferentes abordagens e aplicações móveis para o efeito pretendido. O uso do Merged Cube e a sua aplicabilidade em contexto sala de aula foi a novidade apresentada superando as expetativas dos formandos", conclui.