Sociedade de Desenvolvimento da Madeira realiza simulacro geral de emergência na Zona Franca

Petra Teixeira

No próximo dia 14 de Junho, a S.D.M. – Sociedade de Desenvolvimento da Madeira informou, em comunicado, que irá realizar, pelas 17:00 horas, um simulacro geral de emergência na Zona Franca Industrial (ZFI).

A SDM refere ainda que a realização deste exercício, em simultâneo com o simulacro geral da CLCM - Centro Logístico de Combustíveis da Madeira, é «melhorar a sua capacidade de resposta a situações desta natureza, testando a articulação com os meios externos de emergência sob a égide da Protecção Civil Regional e envolvendo um conjunto alargado de outros utentes do parque industrial», explica.

«Mais concretamente, são objetivos da iniciativa constituir-se como oportunidade para testar a articulação entre o Plano de Emergência da ZFI e o Plano Regional de Emergência, treinar as várias partes nas quais se baseia a resposta interna à emergência e comprovar a aplicabilidade dos procedimentos definidos», refere também no comunicado.

Além disso, a intenção deste simolacro é a de criar oportunidades para a familiarização das entidades externas com as infraestruturas relevantes da ZFI e sensibilizar todos os utentes do parque industrial para a importância da preparação para a emergência.
«Nesse sentido, para a relevância da participação neste tipo de exercícios enquanto oportunidade para melhor conhecerem e aplicarem os seus próprios procedimentos de emergência e de o fazerem num contexto mais abrangente de uma evacuação da ZFI», acrescenta.