Eduardo Jesus na abertura da Exposição temporária do Museu de Fotografia da Madeira

No âmbito do programa museológico de requalificação do Museu de Fotografia da Madeira, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, vai estar presente amanhã pelas 18h00, na segunda exposição temporária do referido Museu, intitulada “Imagens Nómadas 1860-1940”.

Com a curadoria de Emília Tavares e Margarida Medeiros, a exposição complementa o ‘Congresso Internacional : Fotografia e Viagem’, que irá decorrer no Funchal nos próximos dias 24 e 25 no Colégio dos Jesuítas, no Funchal.

Cerca de 100 imagens em diversos suportes e formatos, assim como álbuns, postais ilustrados e folhetos de divulgação, abordam três temas distintos: Imagem Turística da Madeira, Imagem Ocidental do Exótico Mundo Longínquo, e Imagens Imperiais – Viagens Cientificas e Políticas.

O título da exposição associa o nomadismo ao principal dispositivo moderno de exploração visual do mundo, a fotografia, valorizando o conceito de “destino cientifico e turístico” associado à ilha da Madeira, recorrendo à obra de fotógrafos viajantes existentes nas suas coleções, bem como a apresentação de algumas raridades da fotografia de viagem internacional.

A exposição estará patente até ao dia 25 de janeiro de 2020.