Nova lota do Funchal deverá ficar concluída no verão de 2020

JM

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita na próxima segunda-feira, pelas 11h30, as obras de construção da nova lota do Funchal, no porto do Funchal, cuja conclusão está prevista para o verão de 2020.

A obra está orçada em 3.992.463,25 euros, sem IVA. Ou seja, 4.870.805,165 de euros, já com IVA. A este valor há a acrescentar mais cerca de 1,5 milhões de euros para a aquisição de equipamentos.
Trata-se de uma intervenção a fundo no edifício, que se encontrava degradado, impossibilitando as melhores condições para os funcionários e para os utentes, sobretudo ao nível de peixe descarregado na lota.
O piso zero será destinado aos espaços de funcionamento da lota, que serão complementados com uma zona administrativa e uma zona de descarga e pesagem de pescado.
Quanto ao piso superior, servirá para acolher as instalações da Direção Geral de Investigação, onde se vão desenvolver os vários laboratórios.
A qualidade da conservação do pescado deverá ser, assim, assegurada com todo este investimento, que vai dotar a Região de melhores condições no que toca a sector da pesca.

O edifício sofrerá um melhoramento estético, que o vai tornar mais apelativo e mais inserido na dinâmica citadina funchalense.