Teatro Metaphora e a Câmara de Lobos Viva terão novas instalações

JM

O presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, presidiu, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, à cerimónia de celebração de dois contratos de comodato para a concessão de novas instalações para o funcionamento e dinamização das atividades das associações Teatro Metaphora e a Câmara de Lobos Viva.

“A decisão de celebração dos contratos de comodato hoje outorgados foi deliberada na reunião de Câmara do passado dia 19 de setembro, decorrente da necessidade identificada de dotar o Teatro Metaphora e a Câmara de Lobos de espaços físicos adequados à prossecução das suas atividades”, adianta a autarquia, numa nota enviada ao JM.

Mais refere que o espaço onde esteve instalado o Teatro Metaphora, o edifício Torre Bella, foi objeto de procedimento de hasta pública de concessão do direito de exploração, tendo já, neste momento, sido iniciadas as obras de reabilitação do edifício para a construção de uma nova unidade hoteleira de quatro estrelas no centro histórico da cidade.

Por outro lado, o espaço onde se encontrava sediada a Câmara de Lobos Viva, o antigo infantário do Ilhéu, apresenta algumas anomalias estruturais, nomeadamente ao nível da cobertura, inviabilizando a sua utilização momentânea pela associação.

Assim sendo, com a celebração dos novos contratos de comodato, o Teatro Metaphora transfere a sua atividade para o edifício onde funcionou o Lar de Idosos do Ilhéu. Este edifício foi desativado em 2017, após a abertura do atual Centro de Saúde e Lar de Idosos. No caso da associação Câmara de Lobos Viva, passará a dinamizar a sua atividade no edifício onde funcionou a extinta EB1/PE das Romeiras, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.

No ato público de outorga de contratos, Pedro Coelho ressalvou que “o executivo câmara-lobense, reconhecendo a importância das diversas instituições do concelho no desenvolvimento e implementação de novos projetos, bem como no acompanhamento das suas populações, oferecendo respostas mais diversificadas e complementares à atividade municipal. Nesta linha a Câmara Municipal procura colaborar com os parceiros sociais do município, na medida das suas possibilidades e no âmbito das suas competências, proporcionando os meios de que aqueles necessitam para potenciarem a sua ação”.