José Manuel Rodrigues elege antigo Secretário de Estado para Chefe de Gabinete

João Casanova de Almeida, antigo secretário de Estado no Governo liderado por Passos Coelho, entre 2011 e 2015, que na altura também tinha estabelecido uma coligação com o CDS de Paulo Portas, será o chefe de gabinete de José Manuel Rodrigues, que deverá ser eleito dentro de instantes o novo presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

No perfil publicado no site do Governo nacional, quando assumiu a secretaria de Estado, pode-se ler uma nota introdutório sobre o seu curriculum:

“João Casanova de Almeida nasceu em 1957. É licenciado em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Lusófona e é doutorando em Educação na Universidade da Extremadura espanhola.

Foi professor nos cursos de pós-graduação da área da Educação na Universidade Fernando Pessoa. Professor do Ensino Básico e Secundário desde 1980, foi nomeadamente subdiretor pedagógico num colégio do ensino secundário e orientador de estágio do ramo educacional.

Foi chefe de gabinete da Secretária de Estado da Educação no XV Governo Constitucional e chefe de gabinete do Grupo Parlamentar do CDS-PP na XI Legislatura. Foi igualmente dirigente do Sindicato Nacional e Democrático dos Professores. Pertenceu ao grupo de trabalho responsável por generalizar, na DREL, a Reforma do Ensino Secundário em 1993/94.

É coautor de manuais escolares da Raiz Editora e de livros na área da Política Educativa, entre os quais «Avaliação do Desempenho Docente» (Lisboa Editora, 2011) e, com David Justino, «A Reforma do Ensino Secundário - 2004» (Porto Editora, 2006). É ainda autor de artigos científicos na área da Educação.”