Bombeiros levam chama a toda a Ilha

Susy Lobato

Ao longo dos próximos três dias, as várias corporações de bombeiros irão transportar por toda a Região uma chama como forma de reconhecimento pelo trabalho dos Bombeiros em defesa das populações.

As cerimónias, que decorrem no âmbito das comemorações do Dia do Bombeiro, iniciam-se esta sexta-feira, dia 9 de junho, e decorrem até o próximo domingo.

O primeiro dia será marcado pela partida da chama do Quartel dos Bombeiros Voluntários do Porto Santo em direção à Ilha da Madeira, sendo que, no sábado, inicia-se o périplo da Chama pela Ilha da Madeira, passando por todos os quartéis que são sede das Corporações, sendo recebida com uma Guarda de Honra composta pelos bombeiros de serviço.

A partida da Chama está prevista para as 9h30 do quartel dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz em direção ao quartel dos Bombeiros Voluntários Madeirenses, passando pelos Bombeiros Municipais do Funchal, Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, Bombeiros Voluntários da Calheta, Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava, Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz, onde será oferecido almoço pela corporação local a todos aqueles que acompanham a chama.

Na segunda parte do percurso do sábado, a chama sairá em direção aos Bombeiros Voluntários de Santana, saindo dali para o quartel dos Bombeiros Municipais de Machico.

O final do dia de sábado será apoteótico, com a saída, pelas 18h45 da chama sob escolta das dez corporações em direção à Igreja Matriz de Machico, onde será celebrada Missa Solene de Acão de Graças pelas 19h00 em honra aos “soldados da Paz”.

O dia encerra com um jantar no Quartel dos Bombeiros Municipais de Machico.

No dia 11, domingo, serão hasteadas as Bandeiras no Quartel dos Bombeiros Municipais de Machico, seguido das cerimónias solenes com Formatura, alocução das entidades e desfile apeado e motorizado pelas 12 horas no Largo da Praça, acompanhados pela Banda Municipal de Machico.

A finalizar, haverá um almoço a partir das 13 horas, que provavelmente se prolongará até a hora de cair o pano nas comemorações, com o arrear das bandeiras, pelas 18 horas.