9ªs Jornadas de Saúde Mental e Psiquiatria na Casa de Saúde São João de Deus a 11 e 12 de outubro

A Casa de Saúde S. João de Deus Funchal, está a organizar as suas 9ªs Jornadas de Saúde Mental e Psiquiatria, que terão lugar nos dias 11 e 12 de Outubro de 2019, no auditório Bento Menni, Casa de Saúde S João de Deus, dando assim continuidade a um caminho de formação, reflexão, partilha de experiências e consequente ação interventiva, há muito trilhada pela instituição, na senda de respostas de excelência e melhoria continua.

O evento pretende assinalar de forma comemorativa e de ação, o Dia Mundial da Saúde Mental, instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health), este ano subordinado ao tema: "Dignidade na Saúde Mental: Primeiros Socorros de Saúde Mental e Psicológica para Todos".

Pretende também contribuir para uma reflexão alargada, aberta e participada com os profissionais que operam na saúde, da área social, educativa, familiares, governação, acerca das problemáticas próprias à saúde mental, das suas dificuldades atuais, expetativas e pretensões, dos impactos muito vividas pelas pessoas portadoras de distúrbios mentais ao nível pessoal, suas famílias, ao nível social, laboral, das instituições que operam nesta área, relacionamentos institucionais, parcerias e trabalho em rede.

Este evento científico tem como lema “SAÚDE MENTAL VIVER NO AGORA”. Numa coerência em que somos impelidos a pensar sobre os fatores determinantes da doença mental, sobre as componentes que consubstanciam as melhores respostas e melhores práticas disponibilizadas em saúde mental, a acessibilidade aos serviços, interligação e a imprescindível continuidade de cuidados, numa lógica de parceria e trabalho em rede, em função de necessidades e expectativas conhecidas pelos profissionais de saúde, percecionadas e sentidas pelos utentes como sendo as de que realmente necessita.

O evento contará com a presença do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos e do bispo do Funchal, D. Nuno Brás.