Ricardo Franco oferece pintura do Forte de São João Batista a Tolentino Mendonça

A Câmara Municipal de Machico fez-se representar no vaticano para a elevação de Tolentino Mendonça, natural do concelho, a cardeal.

A autarquia foi representada pelo seu presidente, Ricardo Franco, que levou para Itália uma pintura a carvão do Forte de São João Batista, para oferecer ao novo cardeal.

Recorde-se que o bispo Tolentino Mendonça foi hoje investido cardeal numa cerimónia no Vaticano, tornando-se no sexto cardeal português deste século e no 46.º da História, a quem foi atribuída a igreja de São Jerónimo da Caridade, em Roma.

O arquivista e bibliotecário do Vaticano recebeu o anel e barrete cardinalícios, assim como a bula, numa cerimónia na Basílica de São Pedro, que começou às 16:00 locais (menos uma hora em Lisboa). Este foi o sexto consistório para a criação de cardeais de Francisco, cujo pontificado começou em março de 2013, depois da resignação do papa Bento XVI, no mês anterior.

Natural de Machico, Madeira, o futuro cardeal, poeta e estudioso da Bíblia, entrou no seminário aos 11 anos. Doutorado em Teologia Bíblica e antigo vice-reitor da UCP, é um nome de destaque da poesia portuguesa contemporânea, tendo já recebido vários prémios.