Operação da PSP ‘Verão Seguro’ apreende 9.465 doses de droga e detém 152 pessoas

JM

O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Madeira apresentou, hoje, o balanço final da operação ‘Polícia Sempre Presente – Verão Seguro 2019’, que totalizou 147 ações.

A PSP lançou esta operação no dia 15 de junho e prolongou-a até ao passado dia 30 de setembro, tendo desenvolvido “uma série de ações ao longo dos últimos três meses e meio, que visaram, acima de tudo, o aumento do sentimento de segurança em zonas balneares, áreas turísticas, comerciais e residenciais, bem como nos principais eixos rodoviários sob a sua responsabilidade, assegurando nesses locais, um elevado índice de visibilidade policial e prevenção criminal”.

Assim, elencou os principais resultados de um total de 147 operações policiais várias em 108 dias que, ao longo deste período, executou em toda a Região Autónoma da Madeira. Ao todo, houve 152 detenções, as principais “por condução sob influência do álcool (98), condução sem habilitação legal (19), tráfico de droga (oito), posse de arma ilegal (três), furtos (dois), desobediência (dois), agressão a agente (um), injúrias (um) e outras (três). Houve, ainda, 15 detenções por cumprimento de mandados.

Neste período, a PSP apreendeu ainda três armas de fogo, 10 outras armas (duas brancas e oito armas de outros tipos) e um total de 9.465 doses de droga, numa em média de 88 doses de droga por dia.

Os principais tipos e quantidades de estupefacientes apreendidos foram 284 doses de haxixe, 7.415 doses de heroína e 1.766 doses de cocaína.

O Comando Regional indica ainda ter fiscalizado mais de 12 mil viaturas (12.358), tendo sido levantados 2.768 autos por infrações rodoviárias, numa média de 26 infrações diárias.

Nesse âmbito, foram detetados 706 condutores em excesso de velocidade: 548 com infrações leves, 140 com infrações graves e 18 com infrações muito graves.

Foram ainda registadas 94 infrações por utilização do telemóvel durante a condução.