Ordem assinala Dia do Médico Veterinário na Madeira

JM

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) comemora na Madeira, amanhã, dia 4, o seu 28.º aniversário e o Dia do Médico Veterinário, reunindo um conjunto de convidados na cerimónia oficial que vai decorrer na cidade do Funchal, para debater algumas das principais questões do setor.

Presentes na cerimónia oficial comemorativa vão estar o Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, a quem caberá o discurso de abertura, “no qual serão abordados, entre outros, temas como a taxação máxima de IVA aplicada aos atos prestados pelos médicos veterinários e o Programa Cheque Veterinário, que funciona como uma Rede Nacional entre municípios e Centros de Atendimento Médico-Veterinários, podendo ser equiparado a um Sistema Nacional de Saúde Animal”. Outra presença confirmada é a do secretário regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, em representação do presidente do Governo Regional.

A economia circular no âmbito do sistema agropecuário da Região Autónoma da Madeira é o tema da intervenção de Daniel Bravo da Mata, responsável da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, enquanto Eusébio Tem Tem, da Autoridade Regional das Atividades Económicas, vai abordar o papel do médico veterinário associado à segurança alimentar.

Por último, a apresentação de Paula Jardim, da Câmara Municipal da Calheta, vai incidir na introdução da figura do médico-veterinário municipal na RAM.

A Ordem recorda que, “no intuito de sensibilizar a população quanto à importância da profissão e assim integrar a sociedade civil nesta celebração, convida todos os interessados a participar ativamente neste dia, em que será organizado, em conjunto com várias clínicas e profissionais da área, a 3.ª edição do Open Day.

Esta é uma iniciativa de âmbito nacional, que vai proporcionar a visita aos locais onde os médicos veterinários exercem a sua atividade nas mais variadas áreas de atuação, para desta forma, apresentar ao público visitante a sua atividade diária de trabalho.