Comemorações do Dia do Idoso em Câmara de Lobos de 1 a 3 de outubro

O município organiza, pelo 16.º ano consecutivo, o Dia Internacional do Idoso, que se comemora a 1 de outubro. O programa de atividades, que decorrerá entre os dias 1 a 3 de outubro, visam valorizar e enaltecer o papel do idoso na sociedade, promovendo o envelhecimento ativo.

O evento terá início no dia 1 de outubro, com uma sessão de abertura no Museu de Imprensa-Madeira. Este dia contará com uma sessão de testemunhos de pessoas reformadas de cada freguesia do concelho, pelas 10:30, que irão abordar a temática “Cheguei à terceira idade e agora?”.

Pelas 11:45, terá lugar um desfile de moda, denominado “Melhor idade”, que contará com a participação de seniores do concelho com idades compreendidas entre os 66 anos e os 96 anos. Pelas 15:00, terá lugar uma missa solene, ma igreja de São Sebastião, que será presidida pelo Reverendíssimo Bispo da Diocese do Funchal, D. Nuno Brás.

As comemorações do dia do idoso prolongar-se-ão por mais 2 dias, sendo que no dia 2 de Outubro terá lugar, pelas 09:30, a marcha “Passeio da Memória”, organizada em parceria com a Associação de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer.

O trajeto do Passeio da Memória terá início na Avenida Nova Cidade e finalizará na Praça da Autonomia, onde, pelas 10:00 serão dinamizadas atividades ao ar livre, de participação livre, nomeadamente uma aula coletiva de atividade física e um peddy paper, seguindo-se animação musical no coreto, com a atuação dos Combo de Jazz, pelas 11:00.

No dia 3 de outubro, véspera do Dia do Concelho de Câmara de Lobos, serão finalizadas as comemorações do Dia do Idoso, havendo lugar a realização de um espetáculo de fados, a ter lugar no mercado municipal do Estreito de Câmara de Lobos, entre as 19:00 e as 22:30. O espetáculo de fados é aberto ao público e de acesso livre.

Refira-se que esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos e contará com o apoio da Diocese do Funchal, Associação Metaphora, Escola Combo de jazz: Conservatório Escola das Artes da Madeira, Escola ABC cabeleireiros e estética, Clube Desportivo do Garachico, Casa do Povo do Curral das Freiras e Delegação da Madeira da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer.