Abertura do ano letivo da Universidade Sénior de Santa Maria Maior a 1 de outubro

Inscrita na RUTIS (Rede de Universidades de Terceira Idade) desde 2008, a Universidade Sénior de Santa Maria Maior (USSMM) mantém uma programação ensino-cultura abrangente para os seniores maiores de 50 anos de idade de qualquer freguesia.

As aulas decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00, com um conjunto de várias disciplinas, desde História, Francês, Cultura Geral, Inglês, Pintura (com atelier de próprio), Cidadania, entre outras matérias, bem como palestras sobre os diversos temas e visitas de estudo na Região Autónoma da Madeira e Portugal Continental.

Uma vez que foi adotado o modelo inglês, no qual não garante certificação das respetivas disciplinas, os alunos não são sujeitos a provas ou testes de avaliação.

A Universidade Sénior de Santa Maria Maior realiza atividades de ensino não formal, de formação, sociais, de convívio e lazer nomeadamente com a finalidade de reativar e enriquecer a aprendizagem ocorrida durante os diferentes períodos de formação escolar, educação para a cidadania, para a saúde, para a tolerância, para o voluntariado e aquisição de outros e diferenciados conhecimentos.

Todos os professores e animadores, que também podem ser alunos, colaboram em regime de Voluntariado. As inscrições podem ser efetuadas em qualquer período do ano, nos serviços administrativos da Junta de Freguesia.

No dia 1 de outubro – dia Internacional da Pessoa Idosa –, às 15h00, terá lugar no auditório do Centro Cívico de Santa Maria Maior, a cerimónia de abertura do ano letivo 2019/2020 da Universidade Sénior com a palestra "Trajetos do Envelhecimento", proferida por Sofia Canha.