Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha 'enriquecido' com digressão à China

Foi com entusiasmo que o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha foi recebido, ontem, na sua chegada à Madeira, depois de uma viagem cultural até a China e que foi acompanhada, a par e passo, pelo JM. Elisa Freitas, vice-presidente do grupo, explicou que aquela foi uma “experiência completamente diferente do tipo de festivais” que o grupo já participou até agora.

Na China, “planeiam e organizam espetáculos diferentes, muito mais focados na aparência, nas paradas. Tudo isso exigiu de nós”, sublinhou em declarações ao JM.

Considerando que os chineses foram bastante acolhedores, Elisa Freitas adiantou que, a cada atuação do grupo de folclore da Camacha, “havia sempre muitas reações, muito interesse”.

“Foi uma experiência completamente diferente do tipo de festivais que tivemos até agora”, concluiu num balanço bastante positivo. Quem também aguardava a chegada daquele grupo era o vice-presidente do Governo Regional. Pedro Calado explicou que o Executivo associou-se à viagem tendo em conta a importância da divulgação das nossas tradições e costumes.

“Foi um enorme prazer ter conseguido condições para ajudar este grupo folclórico da Camacha, a representar a Região numa viagem cultural tão importante”, afirmou Pedro Calado. O vice-presidente do Governo defende que este tipo de iniciativas vem enriquecer aquilo que é o nosso património cultural. “Vem ajudar a que alguns membros do grupo possam conhecer realidades diferentes, estar em contacto com outros povos”, referiu. Pedro Calado espera que o Governo possa apoiar mais viagens destas, pois é uma forma de promover o património cultural da Região. A deslocação do grupo aconteceu no início de setembro, tendo os vários elementos visitados locais emblemáticos, como a grande Muralha da China, onde foi improvisado o baile das Camacheiras. Além disso, o grupo fez várias atuações ao longo desta inédita viagem.