Túnel da Pestana Júnior abre ao trânsito amanhã

Abre esta quarta-feira à tarde a estrada que faz a ligação da Rua da Ribeira de João Gomes à Via Rápida.

A abertura ao trânsito automóvel deverá acontecer pelas 16 horas desta quarta-feira, dia 18 de setembro, uma vez que às 13h00 o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, fará uma visita, a título pessoal, à obra agora concluída.

Este é um investimento orçamentado em 16,3 milhões de euros (com IVA) e resulta da necessidade de prevenção do risco de derrocada nas escarpas sobranceiras.

Note-se que esta estrada se encontrava encerrada desde o início dos trabalhos, que ocorreu em novembro de 2018.

Neste troço foram executadas duas estruturas de proteção contra a queda de blocos, em betão armado, em ambas as margens da Ribeira de João Gomes, deixando a descoberto a passagem em curva sobre a ribeira. Os trabalhos visaram essencialmente a construção de estruturas porticadas em betão armado, com vãos entre os 13,5 metros e 17,5 metros, de forma a proteger as três vias da faixa de rodagem existentes.

A estrutura porticada da margem direita da Ribeira de João Gomes, com uma extensão de 231 metros, está ligada ao Túnel Pestana Júnior existente, o qual apenas sofreu intervenção no âmbito da iluminação e alguma sinalização de segurança, passando este a ter uma extensão total de 460 metros. Já na margem esquerda da Ribeira de João Gomes, a estrutura porticada executada tem um total de 110 metros e sustenta duas consolas com 7, 5 metros de vão.

Esta empreitada é cofinanciada pelo PO-SEUR em 85%, tendo sido adjudicada ao consórcio externo constituído pelas empresas AFAVIAS – Engenharia e Construções, S.A. e Construtora do Tâmega Madeira, S.A., pelo valor de € 16.321.608,96 (já com IVA incluído).