Comemorações do Dia da Freguesia de Santo António começam a 14 de setembro

"A Junta de Freguesia de Santo António irá comemorar “O Dia da Freguesia”, uma freguesia em que é difícil encontrar a data exacta da sua criação. No entanto, através de consultas de documentos históricos, chegou-se à conclusão que a freguesia poderá ter eventualmente três datas possíveis, sendo a 1ª data, a de 1557, que nos remete para documentos comprovativos dos primeiros casamentos e baptismos realizados nesta freguesia, a 2ª data leva-nos até 1566, data que fala sobre a separação da freguesia de Santo António da freguesia da Sé e a 3ª data, 1574, que nos fala sobre o aumento da côngrua a pagar ao Vigário da freguesia. Continuamos sem saber com exactidão quantos anos tem a freguesia, se são 462, 453 ou 445 anos. Mas, após estes pequenos estudos e algumas reuniões de Assembleia de Freguesia, achou-se por bem estipular uma data, e a data mais provável seria/foi a de 16 de setembro", pode ler-se na nota enviada à imprensa.

"E para assinalar esta data, a Junta de Freguesia desenvolveu um programa de celebrações que se inicia no dia 14 de setembro, com o “IV- Encontro de Automóveis Clássicos de Santo António”. Este encontro conta com a participação de cerca de 25 viaturas que irão desfilar pelas ruas de Santo António e que têm como concentração e ponto de partida, o parque de estacionamento do Centro Comercial “Madeira Shopping”. Temos programada a chegada destas viaturas entre as 8h30 e as 11h00, sendo a saída desta superfície às 11h30 e chegada final, ao bonito Parque das Madalenas pelas 12h30. No Parque das Madalenas, estes Clássicos permanecerão até às 16h30 e todas as pessoas poderão visita-los.

As celebrações irão continuar no dia 16 de setembro na Junta de Freguesia de Santo António, com início da cerimónia oficial a partir das 17h00, onde iremos contar com a presença de algumas entidades, tais como o Vice presidente do Governo Regional e o Presidente da Câmara Municipal do Funchal.

Após as intervenções políticas, iremos homenagear os melhores 27 alunos da freguesia, nomeadamente os do 1º ciclo, do 1º, 2º, 3º e 4º anos da Escola Básica do 1/Pré Escolar do Boliqueime, da Escola Básica 1/Pré Escolar da Ladeira, da Escola Básica 1/Pé de Santo Amaro e também os melhores do 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de Santo António.

Nesta cerimónia iremos homenagear de 20 empresários da freguesia nas áreas de Mini mercados, Mercearias e Bares, em atividade à mais de 25 anos consecutivos.

E a fechar as comemorações, iremos em parceria com a associação “Arca D’ajuda”, o Clube Desportivo “Mar e Serra” organizar o “1º Trail Santo António Solidário”, evento aberto a maiores de 18 anos.

Este evento irá utilizar as veredas, becos e demais arruamentos pedonais que a nossa freguesia oferece e tem o seu início marcado para as 19h00 e término as 23h00, na Junta de Freguesia de Santo António", acrescenta a nota.